CLASSIFICAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA
Princípios gerais

Neste contexto, classificação abrange a classe de assunto expressa tanto pelo número de classificação como pelos descritores ou cabeçalhos de assunto.

Como norma geral, deve-se ter presente que uma obra em prosa, ainda que tenha um estilo literário muito bom, não deve figurar em Literatura, se puder ser classificada num assunto determinado.

1 - As obras de imaginação como poesia, teatro e prosa de ficção se classificam em Literatura, segundo a língua original. Alguns casos particulares têm tratamento específico, a saber:

2 - As obras teatrais relacionadas com determinado tema ou escritas para uma ocasião especial, classificam-se em Teatro (Classe 700) e não pelo tema.

Exemplo: Deposition cornuti typographici, that is, a play which can be performed at the reception and confirmation of journeymen (Deposito cornuti typographici, ou seja, Obra teatral que se pode representar nos atos de recepção e confirmação dos aspirantes ao ofício de impressor), New York, 1911, se classifica em Teatro.

3 - As obras teatrais de tema histórico se classificam em Teatro (Classe 700), sob a literatura a que pertence.

Exemplo: English historical plays by Shakespeare, Marlowe, Peele, Heywood, Fletcher and Ford (Peças históricas inglesas de S., M., P., H., F. e F.), arranjados para serem representados ou lidos, por Thomas Donovan, Londres, 1896, 2 v. se classifica em Teatro inglês.
   CDD 822
   C.A. Teatro inglês

No presente exemplo, se o catalogador julgar necessário poderá deixar clara a relação entre estas obras e a história, no catálogo de assunto, abrindo uma entrada de assunto para cada autor citado.

4 - As obras de descrição e avaliação do desempenho de companhias e representações específicas classificam-se em Artes da interpretação. (Classe 700)

Por exemplo, a crítica à peça 'Em cantos', intitulada 'Puro encantamento no Planetário', seria classificada em Artes da interpretação (Classe 700). Como se trata de uma adaptação de obra literária, poder-se-ia estabelecer uma relação entre a peça adaptada e a obra original através de uma entrada para o nome da obra adaptada, com a respectiva indicação. No caso: Wilde, Oscar. História de fadas - Adaptação.

5 - Os ensaios críticos e literários que se referem a escritores de uma literatura ou determinado período se classificam na história literária do período.

Exemplo: Selected essays of Sainte-Beuve, chiefly bearing on English literature (Seleção de ensaios de Sainte-Beuve relacionados principalmente com a literatura inglesa), traduzido por A. Butler, London, s.d. se classifica em História da literatura inglesa, não com as obras do autor francês.
   CDD 824.7
   C.A. Literatura inglesa - 1848-1899 - Ensaios

6 - Os ensaios sobre um determinado assunto se classificam no assunto e não em ensaios literários.

Exemplo: Essays in the study of Sienese painting (Ensaios sobre a pintura de Siena), de Bernard Berenson, New York, 1918, se classifica em Pintura.

7 - As publicações periódicas de ensaios literários editados diaria ou semanalmente classificam-se em Literatura (ensaios) e não em Publicações periódicas. Este aspecto será representado no catálogo de assuntos.

Exemplo: Jornal de Letras
   CDD B869.405
   C.A. Literatura brasileira - Periódicos
(Observação: Este tipo de publicação periódica desapareceu quase por completo)

Início