CRÍTICA LITERÁRIA
1. Aspectos abordados em crítica literária
2. Crítica à Literatura de um ou mais países
3. Crítica à Obra literária de um ou mais autores
4. Técnica literária
5. Estudos de Personagens literários
6. Dicionários e Concordâncias relacionados com Obras de um determinado Escritor
7. Estudos sobre Influência recebida
8. Estudos sobre Fontes literárias
9. Conhecimentos do Escritor sobre temas explorados em suas obras
10. Estudos sobre os Escritores e sua Produção literária
11. Estudos de Objetos como tema literário, inclusive Filosofia
A catalogação de obras de crítica literária estão devidamente sistematizadas nos quadros sinóticos, os quais devem ser consultados complementarmente à orientação abaixo, relativa a diferentes aspectos da crítica.
1. Aspectos abordados em Crítica literária
A experiência mostra que os estudos sobre literatura
versam, na maioria das vezes,sobre tópicos que podem ser assim classificados:
a) a literatura de um país;
b) um gênero literário;
c) um estilo de época;
d) a obra literária de um autor no seu conjunto;
e) uma obra específica
Tudo isto está englobado em Crítica literária. Como "traduzir" isto para a "linguagem documentária"?
Nos casos a) e b) usa-se o termo que designa a literatura ou o gênero literário,acrescido do adjetivo relativo à nacionalidade do autor (exemplo: Literatura brasileira, Poesia francesa), ou ao grupo étnico estudado (exemplo: Literatura judaica), ou à região geográfica estudada (exemplo: Literatura sul-americana), ou &abrave; região geo-lingüística estudada (Literatura latino-americana) ou à lííngua estudada (exemplo: Literatura de língua portuguesa).
No caso c) o estudo pode versar sobre um estilo de época abrangendo literatura de vaacute;rios países ou apenas de um país. No primeiro caso, o termo representa o estilo de época tratado (exemplo: Parnasianismo) e, no segundo caso, acrescenta-se o adjetivo relativo à nacionalidade (exemplo: Parnasianismo brasileiro). Para maiores detalhes, consultar o Tesauro de Literatura.
No caso d) o Código de Catalogação só recomenda o acréscimo de datas de nascimento e morte no caso de autores homônimos.No caso e) adota-se o mesmo procedimento do caso d), acrescentando-se o título da obra estudada (exemplo: Assis, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas).
Cada um destes tópicos, por sua vez, é abordado por diversos ângulos ou aspectos que são "traduzidos" no catálogo por uma "linguagem" específica.
Para orientar o "olhar" do catalogador os quadros sinóticos podem ser úteis,
2 - Crítica à Literatura de um ou mais países
2.1 - Os estudos sobre Literatura que abordam questões gerais relativas à História da Literatura, ou questões específicas focalizando um gênero literário ou um autor, classificam-se em História da Literatura. "História e crítica" é um cabeçalho-padrão que pode ser desdobrado conforme o disposto nos quadros sinóticos
Exemplo:
A Literatura Portuguesa, de Aubrey Bell
CDD P869.09
C.A. Literatura portuguesa - História e crítica
2.2 As obras de crítica literária se classificam em História da Literatura. Sempre que for possível identificar o período coberto pelo autor, este deve ser incluído.
Exemplos:
a) The masters of French criticism (Os mestres da crítica francesa),
por Irving Babbitt, Boston, 1912, se classifica em História da literatura
francesa.
CDD 840.932
C.A. Literatura francesa - História e crítica
b) Wordsworth's literary criticism (Críticas
literárias feitas por Wordsworth), ed. por Paul M. Zall.
CDD 820.9
C.A. Literatura inglesa - História e crítica
O índice de autores reunirá todas as obras de Wordsworth, enquanto que o de assunto concentrará todos os trabalhos sobre Wordsworth.
2.3 - A Crítica a uma literatura dentro de outra literatura se classifica sob literatura que é o objeto de crítica.
Exemplo: American literature in Spain, de John De Lancy
Ferguson, New York, 1916 se classifica em Literatura norte-americana.
CDD 810.9
C.A. Literatura norte-americana - História e crítica
3. Crítica à Obra literária de um ou mais autores
3.1 - A Crítica a uma obra determinada se classifica junto com esta. O índice de assunto reunirá o tema tratado, quando couber. O cabeçalho de assunto-padrão "Crítica e interpretação" é um cabeçalho-padrão que pode ser desdobrado conforme o disposto nos quadros sinóticos
Exemplos:
a) The "Samson Agonistes" of Milton, de J.M. Brown, Christchurch, s.d.
CDD 821.309 C.A. Milton, John. Samson
Agonistes - Crítica e interpretação
b) The classical mythology of Milton's English
poems (A mitologia clássica nos poemas ingleses de Milton), de Charles Grosvenor
Osgood, New York, 1900.
CDD 821.30937
C.A. Mitologia na literatura
Milton, John - Crítica e interpretação
3.2 - As obras sobre a relação de um autor com sua época ou sua literatura, se classificam com a crítica literária sobre ele.
Exemplo:
Spenser's "Shepherd's calendar" in relation to contemporary affairs ("O calendário
de Shepherd", de Spenser, em relação com os fatos atuais), de
J.J. Higginson, New York, 1912, se classifica com as obras sobre os escritos
de Spenser.
CDD 821.309
C.A. Spenser, Edmund. Shepherd's calendar - Crítica
e interpretação
3.3 - Os livros que comparam obras literárias se classificam sob a literatura correspondente.
Exemplos:
a) Piers Plowman, a comparison with some earlier and contemporary French
allegories (Piers Plowman. Comparação com alegorias francesas, anteriores e
contemporâneas), de Dorothy L. Owen, Londres, 1912.
CDD 821.109
Langland, William. Piers the plowman - Crítica e interpretação
b) Brazil's new novels from northeastern masters:
José Lins do Rego, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz,
por vários autores. Berkeley, 1954.
CDD B869.3409
C.A. Literatura brasileira - História e crítica
  Amado, Jorge - Crítica
e interpretação
    Rego, José
Lins do - Crítica e interpretação
  Ramos, Graciliano
- Crítica e interpretaçáo
  Queiroz, Rachel de
- Crítica e interpretação
c) Gil Vicente e
Camões: dois estudos sobre a cultura portuguesa do século XVI,
de Celso Lafer.
CDD 869.209
C.A. Camões, Luís de. Os Lusíadas
- Crítica e interpretação
    Camões, Luís
de - Filosofia
  Vicente, Gil - Crítica
e interpretação
    Judeus na literatura
As obras sobre análise dos elementos formais e estruturais são classificados junto com a obra original estudada. Se a política de indexação for de especificidade, empregar o cabeçalho-padrão Técnica,ou seu desdobramento, conforme o disposto nos quadros sinóticos, em vez do termo genérico Crítica literária.
Exemplo:
a) Graciliano Ramos: estrutura e valores de um modo de narração,
de Fernando Alves Cristóvão. Brasília: 1975.
CDD B869.3409
Ramos, Graciliano - Técnica
b) Jorge Amado, storyteller of Bahia: a study
of narrative technique, de Nancy Tucker. Baden, 1971.
CDD B869.3409
C.A. Amado, Jorge - Técnica
c) The craft of an absolute winner: characterization
and narratology in the novels of Machado de Assis, de Maria Luisa Nunes. Westport,
Conn., c1983.
CDD B869.3409
C.A. Assis, Machado de - Personagens
Assis, Machado de
- Técnica
(Observação: Num sistema pós-coordenado não há
necessidade de repetir o nome do autor)
d) Criação e técnica no romance
de Moacir C. Lopes, de Michael Fody III. Rio de Janeiro, 1978.
CDD B869.3409
C.A. Lopes, Moacir C. - Técnica.
5. Estudos de Personagens Literários
5.1 - As obras sobre heróis de romances ou poesias se classificam em Literatura ou em Folclore, conforme a natureza do texto, respectivamente, se de valor literário ou não, mesmo quando se tratar de personagens históricos, por exemplo: o Rei Artur, Carlos Magno, etc. O catálogo de assunto reúne os personagens estudados.
Exemplo:
Legends of Charlemagne; or, Romance of the Middle Ages (As lendas de Carlos
Magno, ou Romance da Idade Média), por Thomas Bulfinch,, Boston, 1867.
CDD 808. 8037 ou CDD 398.22
C.A. Carlos Magno, Imperador - Lendas
5.2 - As obras sobre personagens literários, fictícios ou reais, classificam-se em Literatura.
Exemplo:
The Legend of fair Helen as told by Homer, Goethe and others (A Lenda da bela
Helena, contada por Homero, Goethe e outros), por Eugene Oswald, New York, 1905.
CDD 883.01
C.A. Helena de Tróia - Lendas
    Literatura helenística
- Lendas
5.3 - Os personagens de uma determinada obra se classificam naquela de que fazem parte. O catábre os personagens.
Exemplos:
a) Figuras femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro, 1984.
CDD B869.34352042
C.A. Assis, Machado de - Personagens - Mulheres
b) Fabiano, herói trágico na tentativa
do ser, por Dalma Braune Portugal do Nascimento. Rio de Janeiro, 1980.
CDD B869.34352041
C.A. Ramos, Graciliano. Vidas Secas
  Ramos, Graciliano
- Personagens - Fabiano
6. Dicionários e Concordâncias relacionados com Obras de determinado Escritor
6.1 - Um dicionário do léxico de um determinado autor se classifica com as obras de tal autor e não com os dicionários da língua usada por ele.
Exemplo:
Vocabulário de Machado de Assis, por Lindolfo Gomes.
CDD B869.3403
C.A. Assis, Machado de - Léxico
6.2 - Um dicionário de personagens e cenas tiradas das obras de um autor se classifica na literatura correspondente.
Exemplo:
Vocabulário das Memórias Póstumas de Braz Cubas, de Maria
de Nazaré Soares.
CDD B869.3403
C.A. Assis, Machado de. Memórias póstumas
de Braz Cubas - Léxico
7. Estudos sobre Influência recebida
Uma literatura ou uma cultura que exerce influência sobre outra se converte em fonte de estudo para a segunda; as fontes se classificam com o tema para cujo estudo sejam úteis. "Influência" é um cabeçalho-padrão que pode ser desdobrado, conforme o disposto nos quadros sinóticos. (Ver também 8 - Estudos sobre Fontes Literárias)
7.1 - As obras que tratam da influência de uma literatura/cultura/civilização sobre a literatura de outro país se classificam com a literatura que recebe a influência. No catálogo de assunto tais obras são também reunidas sob o nome do(s) escritor(es) que influenciaram a literatura, pela importância que tem o indivíduo, explicitando, neste caso, seu papel de Fonte.
Exemplo:
Early influence of German literature in America (Influência da literatura
alemã nos primórdios da América), por Frederick H. Wilkens,
New York, s.d., se classifica em História da Literatura norte-americana.
CDD 810.109
C.A. Literatura norte-americana - Período colonial,
1600-1775 - História e crítica
7.2 - As obras que tratam da influência de escritores sobre uma literatura se classificam com a literatura que recebeu esta influência.
Exemplos:
a) Camoens en el Perú. Lima, 1972.
CDD Pe861
C.A. Literatura peruana - Influência portuguesa
  Camões, Luís
de - Fontes
b) More en France ... oeuvres de Thomas More dans
la littérature française, 1819-1839, de A.B. Thomas, Paris, 1911, se
classifica em História da literatura francesa.
CDD 840.709
C.A. Literatura francesa - Século XIX - História
e críítica
  More, Thomas - Fontes
c) The influence of Baudelaire in France and England
(A influência de Baudelaire na França e na Inglaterra), de G. Turquet-Milnes,
Londres, 1913, se classifica em História da literatura inglesa.
CDD 820.809
C.A. Literatura inglesa - Século XIX - História
e crítica
Baudelaire, Charles
- Fontes
d) The influence of Molière on Restoration
comedy, de D.H. Miles, New York, 1910, se classifica em História do Teatro
francês (história literária).
CDD 842.409
C.A. Teatro francês - Século XVII - História e crítica
  Molière - Fontes
7.3 - As obras que tratam da influência de um escritor sobre outro se classificam na literatura/no gênero correspondente ao autor que recebe a influência.
Exemplos:
a) Walter Paget's Einfluss auf Oscar Wilde (A influência de Walter
Paget sobre Oscar Wilde, de Eduard J. Bock, Bonn, 1913, se classifica em História
da literatura inglesa.
CDD 823.809
C.A. Wilde, Oscar - Influência
Paget, Walter -
Fontes
b) Dante and Aquinas, de Philip H. Wicksteed,
Londres, 1913, se classifica em História da literatura italiana.
CDD 851.109
C.A. Dante Alighieri - Influência
c) A Marmita e a porca: presença plautiniana na
comédia nordestina, de Paulo Roberto Guapiassu.
CDD B869.209
C.A. Literatura brasileira - História e crítica
Plautus, Titus Maccius
- Fontes
7.4 - As obras que tratam da influência de uma literatura sobre um autor se classificam na literatura correspondente ao autor que recebe a influência.
Exemplo:
Influências inglesas em Machado de Assis, de Eugênio Gudin, se classifica
na História da Literatura Brasileira.
CDD B869.3409
C.A. Literatura brasileira - Século XIX - História
e crítica
Assis, Machado
de - Influência
7.5 - As obras sobre a reação contra influências literárias ou a ausência delas se classificam na forma indicada em (1).
Exemplo:
La reacción del teatro romántico contra la tradición clásica
de las tres unidades dramáticas, se classifica em Teatro em geral, e
não em Teatro grego.
CDD 808.2
C.A. Teatro grego
8. Estudos sobre Fontes literárias
8.1 - As obras que tratam de outras, estudando-se em sua condição de fontes literárias, classificam-se sob a literatura a que pertence o autor que as utilizou e não sob as próprias fontes, mesmo quando se trate de um único livro. "Fontes" é um cabeçalho-padrão que pode ser desdobrado, conforme o disposto nos quadros sinóticos(Ver também 7 - Estudos sobre influência recebida)
Exemplo:8.2 - A fonte de uma obra literária se classifica com esta última, e não com a obra de origem.
Exemplo:
Faust and the Clementine recognitions (Fausto e as Recognições
Clementinas), de E.C. Richardson, 1894, se classifica em Lenda de Fausto.
CDD 398.2
C.A.Fausto - Lendas - Fontes
8.3 - Uma obra estudada como fonte de outra obra com a qual ela é comparada, se classifica por esta última, especialmente no caso das fontes históricas utilizadas em literatura.
Exemplo:
Shakespeare's Holinshed. The chronicle and the historical
plays compared (Holinshed em Shakespeare. Comparação entre a crônica
de Holinshed e as peças históricas de Shakespeare), de W.G. Boswell-Stone,
2nd ed. Londres, 1907, se classifica sob Shakespeare.
CDD 822.33
C.A. Shakespeare, William - Fontes
(O editor da fonte original se propôs a esclarecer certos aspectos da obra de
Shakespeare e reproduz passagens desse autor para colocar em evidência o paralelismo
existente.)
9. Conhecimentos do Escritor sobre temas explorados em suas Obras
9.1 - Obras que versem sobre os conhecimentos que um autor demonstra possuir, classificam-se junto às suas obras, pois se considera que elas sejam praticamente estudos sobre sua obra. "Conhecimento" é um cabeçalho-padrão que pode ser desdobrado, conforme o disposto nos quadros sinóticos
Exemplos:
a) Camões médico: medicina d'Os Lusíadas e do Parnaso,
de Afrânio Peixoto, Lisboa, s.d.
CDD 869.1032
C.A. Camões, Luís de. Os Lusíadas
- Conhecimento - Medicina
b) A África Ocidental em 'Os Lusíadas'...
de A. Teixeira da Mota.
CDD 869.1032
C.A. Camões, Luís de. Os Lusíadas
- Conhecimento - África Ocidental
10. Estudos sobre os Escritores e sua Produção Literária
10.1 - Um estudo sobre a filosofia ou idéias filosóficas de escritores se classifica segundo a língua do escritor. Por exemplo, estudos sobre a filosofia dos Mestres Cantores, em outras palavras, o escolasticismo, tal como aparece na poesia alemã de seu tempo. É uma obra de crítica literária, não de filosofia, visto que a literatura é seu tema principal. Com o mesmo critério, deve-se classificar em Literatura uma obra sobre escolasticismo na poesia alemã medieval. Classificam-se no mesmo gênero os "temas tirados de...", as "influências sobre..." etc.
Exemplos:
a) National and international ideals in the English poets, por C. H.
Herford, Manchester, 1916.
CDD 821.09384
C.A. Literatura inglesa - História e crítica
Se a obra incluir poetas de várias nacionalidades/línguas, classifica-se em Poesia, na literatura correspondente à língua da obra. O motivo para se aplicar este critério é que o desenvolvimento poético das idéias filosóficas está mais próximo da poesia do que da filosofia.
b) O Niilismo de Fernando Pessoa, de Léia
Marques Guimarães.
CDD 869.1409384
C.A. Pessoa, Fernando - Filosofia
Niilismo na literatura
c) The Brazilian Pyrrhonian, by José Raimundo
Maia Neto, West Lafayette, c1994.
CDD B869.3409384
C.A. Assis, Machado de - Filosofia
Ceticismo na Literatura
d) Interpretação de Camões
à luz de Santo Tomás de Aquino, de João de Scantimburgo.
CDD P869.1/2
C.A. Camões, Luís de - Filosofia
Camões, Luís
de - Religião
Filosofia na Literatura
Religião
na Literatura
Tomás Aquino,
Santo
(Observação: Em um sistema pós-coordenado não há
necessidade de repetir o nome do escritor)
10.2 - Um livro escrito para informar sobre a vida e a obra de um autor por meio da descrição de lugares que se relacionam com ele, se classifica na literatura correspondente. O catálogo de assunto reúne as obras sob o nome do autor, com a subdivisão - [nome da Cidade] - Vida e costumes sociais, ou, sob o [nome de País] - Usos e costumes.
Exemplos:
a) Shakespeare's England, an account of the life and manners of his age
(A Inglaterra de Shakespeare; relato sobre a vida e costumes da época), Oxford,
1917, 2 v.
CDD 822.33G
C.A. Shakespeare, William - Vida e costumes sociais
  Inglaterra - Usos
e costumes
b) The land of Burns,
a series of landscapes and portraits illustrative of the life and writings of
the Scottish poet (A terra de Burns; série de paisagens e retratos relacionados
com a vida e a obra do poeta escocês), Glasgow, 1840. 2 v.
CDD S821.2
C.A. Burns, Robert - Vida e costumes sociais
  Escócia -
Usos e costumes
c) The Wessex of Thomas Hardy (O Wessex de Thomas
Hardy), de Sir B.C.A. Windle, Londres, 1902.
CDD 823.8
C.A. Hardy, Thomas - Vida e costumes sociais
  Wessex - Descrição
10.3 - As obras sobre condições sociológicas, políticas e outras que explicam a orientação e o trabalho de um autor, ou sobre a relaç'ão de um autor com sua época ou literatura, se classificam na literatura correspondente.
Exemplo:
Homeric society; a sociological study of the Illiad and Odyssey (A sociedade
na época de Homero; estudo sociológico da Ilíada e da Odisséia),
de Albert Galloway Keller, New York, 1911, se classifica com as obras sobre
Homero, visto que a intenção do autor foi a de explicar aspectos
da produção homérica, ainda que a matéria tratada seja
Sociologia.
 :CDD 883.01
  C.A. Homero. Odisséia - Aspectos sociológicos
      Homero. Ilíada
- Aspectos sociológicos
11. Estudos sobre Objetos como tema literário
11.1 - A história literária de um objeto determinado, que se estuda em função da literatura, se classifica em Literatura, sempre que se possa incluí-lo nesta matéria sem forçar; caso contrário, classificar pelo tema.
Exemplos:
a) Precious stones in Old English literature (Pedras preciosas na literatura
inglesa antiga), de Robert Max Garrett, Leipzig, 1909, se classifica em Literatura
inglesa antiga, pois considera o aspecto literário da obra e não
seu tema específico. O catálogo de assunto reunirá a obra
com outras que tratem do mesmo tema.
  CDD 829
  C.A. Pedras preciosas na literatura
    Literatura inglesa - Inglês medieval,
1100-1500
b) Six lectures on the recorder and other flutes
in relation to literature (Seis conferências sobre o recorder (flauta a bico)
e outras flautas, em relação com a literatura), de C. Welch, Londres,
1911, privilegia a flauta e não a obra literária em si, por esse
motivo se classifica em Flauta.
  CDD 788.36
  C.A. Flautas
      Flautas na literatura
11.2 - Os temas tratados em verso devem ser classificados em Poesia uma vez que é muito raro que produções poéticas sejam usadas como obras de informação.
Exemplo: Sea songs and ballads (Cantos e romances do
mar), sel. por Christopher Stone, Oxford, 1906.
  CDD 821.32162
  C.A. Mar na literatura
11.3 - A história
literária de um lugar determinado, incluídas as descriçõs
de edifícios e ruas relacionados com a literatura, se classifica em Literatura,
não em Descrições ou em História.
Exemplo:
Literary landmarks of London (Lugares de Londres relacionados com a história
literária), de Lawrence Hutton, 4th ed., Boston, 1888.
  CDD 823.324212
  C.A. Londres - Descrição
O catálogo de assuntos reúne as obras do mesmo tema.