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CABEÇALHOS-PADRÃO
Conceitos básicos

Sumário

Introdução
História e Crítica
Crítica e Interpretação
      Estilística
      Técnica
      Língua
Influência/Fontes
Conhecimentos
Temática

Introdução

Existe um vocabulário básico empregado na catalogação da literatura relativa à crítica literária, que vai aqui devidamente explicado. Ele se conforma com a Lista de Cabeçalhos de Assunto da LC, onde é considerado como subdivicão, mas está aquí sistematizado. A terminologia da área pode ser consultada no Tesauro sobre Literatura.

Estão, também, devidamente sistematizados os cabeçalhos-padrão de forma, de interesse mais amplo.

Continue rolando a tela para obter breve descrição de cada cabeçalho-padrão.

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História e Crítica

Estudos sobre Literatura que abordam ou questões gerais relativas à Literatura de um país ou numa determinada língua, ou questões específicas focalizando um gênero literário.

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Crítica e Interpretação

Grande parte da Crítica Literária trata somente de Estilística, de Técnica ou da Língua dos autores. Mas nem sempre é assim. Na realidade, o crítico lança mão de todos os recursos necessários à plena consecução de sua finalidade. São muito comuns ao crítico as incursões pelo uso da língua, a comparação entre autores, a pesquisa das fontes, a análise estilística, a observação da temática empregada, etc., sem que nada disso se constitua no objetivo primordial da obra crítica. Toda essa atividade analítica é apenas um meio que o crítico manipula para desenvolver seu raciocínio e provar sua tese. Todos os dados convergem para um único foco, cujo interesse transcende o simples interesse na análise estilística, técnica ou linguística. Em suma, Crítica e interpretação é uma expressão generalizante; incorpora em si as outras três.
Usar sempre que a obra crítica não tratar de nenhum dos aspectos acima.

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Estilística

Consiste no inventário da possibilidades expressivas ou artísticas da linguagem e no uso consciente de tais possibilidades por parte do escritor. Estuda inúmeros recursos que a língua coloca à disposição dos falantes para expressarem seus estados afetivos, sua sensibilidade e imaginação. Pode desempenhar o papel de crítica literária ou constituir-se numa disciplina independente. Grande parte de tais recursos e potencialidades foi há muito identificada e sistematizada. Trata-se das chamadas 'figuras' e 'tropos' da Retórica, que satilde;o, realmente, o objetivo mais frequente dos estudos estilísticos. Sempre que a obra crítica abordar vários tópicos da Estilística, classificar em Estilística. Quando a Estilística não constituir o objetivo primordial, ou um dos objetivos específicos da obra, usar 'Crítica e interpretação', ou 'Técnica', ou 'Língua', conforme seja pertinente.

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Técnica

Estudo e análise dos elementos formais ou estruturais no teatro, na ficção e na poesia, principalmente narrativa. São objeto de pesquisa, em geral: espécies de composição literária, tempo, espaço, estruturas, processos, personagens e foco narrativo. Sempre que a obra crítica abordar tópicos relativos à Técnica, usar apenas Técnica. Quando a Técnica não constituir o objetivo primordial, ou um dos objetivos específicos da obra, usar ou Crítica e interpretação, ou Estilística, ou Língua, ou História e crítica, conforme seja mais pertinente.

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Língua

Obras apreciativas e/ou estatísticas que tratem da língua do autor sob o enfoque linguístico não do ponto de vista artístico. Basicamente, trata-se de prosódia, léxico, classes gramaticais e sintaxe. Incluir aqui obras que tratam de vários tópicos (por exemplo, flexões de gênero, que pertencem à Morfologia, e de concordância, que pertence à Sintaxe). Quando a Língua não constituir o objetivo primordial, ou um dos objetivos primordiais da obra, usar ou Crítica e interpretação, ou Técnica, ou História e crítica, conforme seja pertinente.

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Influência/Fontes

'Influência' designa o influxo exercido por determinado escritor sobre as literaturas nacionais, os movimentos literários ou outros escritores. Quando a crítica focaliza a fonte, preferir o termo 'Fontes'. Sempre que pertinente, adotar ambos os termos, de sorte a atender o usuário que busque seja o que influenciou ou o que recebeu a influência.

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Conhecimentos

Obras que tratam dos conhecimentos que o autor demonstra possuir sobre uma área ou um assunto específico ou que versam sobre o tratamento que ele dá à área ou ao assunto. Formar uma segunda entrada para o assunto específico, de acordo com o modelo: [Assunto específico] na literatura.

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Temática

A obra de arte (literária ou não) é como uma partitura única, que cada pessoa executa diferentemente; ou como um mesmo sopro, que determina timbres diferentes, ou porque os instrumentos sejam diferentes, ou porque são diferentes as caixas de ressonância. Para as obras literárias, em especial, há inúmeras 'leituras' possíveis, além daquela mais ou menos óbvia. Essas diferentes conotações dependerão da formação, da cultura, da sensibilidade e até - por que não? - das idiossincrasias de cada um. Pode-se assim dizer, com propriedade, que cada leitor é um co-autor. O crítico não escapa a essa contingência. Por mais abrangente ou profundo que pretenda ser, terá sempre plena consciência de que deixa na sombra muitos outros aspectos que, talvez, em outro tempo e lugar, passe a ser objeto de atenção e estudos. As verdadeiras obras de arte são inexauríveis. Podemos lê-las, contemplá-las, ouví-las quantas vezes quisermos (e assim o fazem as sucessivas gerações), mas a Verdade e a Beleza nelas contidas ão se esgotam; pelo contrário, parecem renovar-se ao contacto com os espíritos que a contemplam. Incluir um termo para a temática depende do grau de especificidade da biblioteca. Este aspecto parece interessar mais às bibliotecas públicas. Assim sendo, talvez seja suficiente adotar ou Crítica e interpretação ou História e crítica, conforme o caso.

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(Texto de Marcílio Teixeira Marinho, in memoriam. Inicialmente, fazia parte do Tesauro sobre Literatura publicado em 1985, pelo IBICT,agora preparado para divulgação na Internet)

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