ELABORAÇÃO DE TESAURO DOCUMENTÁRIO

RELAÇÃO HIERÁRQUICA

A relação hierárquica é uma relação lógica (def.); reúne conceitos que têm características (def.) comuns entre si. São de dois tipos:

Cadeia


Existe uma relação de subordinação lógica quando a intensão def. do conceito subordinado inclui a intensão do conceito superordenado e, pelo menos, mais uma característica especificadora. No sistema de conceitos, o conceito subordinado é chamado, também, de conceito específico e o conceito superordenado, de conceito genérico. No tesauro, são designados, respectivamente, como termo específico (indicado pelo código TE) e termo genérico (indicado pelo código TG) antecedendo o termo.

A cadeia é, portanto, uma série vertical de conceitos.

Exemplo:
bebida
    bebida hídrica
        bebida hídrica natural
            água potável

A cadeia pode ser visualizada de maneira diversa, ou seja, a cadeia pode ter início no termo mais genérico (descendente) ou no mais específico (ascendente).

Se os conceitos que estão sendo estruturados não forem capazes de representar a cadeia completa, então devemos introduzir os conceitos intermediários necessários. Estaremos, assim, acatando o princípio da modulação, que estabelece que nenhum membro da cadeia pode faltar.

Se apenas os termos 'solvente' e 'aguarrás' estiverem presentes, deve-se incluir 'solvente orgânico', como termo intermediário, para que a cadeia fique completa,

Exemplo:
solvente
    solvente orgânico
        aguarrás

Renque

O renque é constituído de conceitos subordinados a um mesmo conceito, ou seja, conceitos coordenados; são conceitos 'irmãos'. O renque é, portanto, uma série horizontal de conceitos.

Por exemplo, 'água mineral' e 'água potável' têm o termo superordenado, 'bebida hídrica natural'; logo, são de mesmo nível de coordenação, constituindo-se num renque.

A formação do renque é determinada pelas características, e pode ser explicitada na parte sistemática dos tesauros pela característica de divisão. Na parte alfabética dos tesauros não há codificação para os termos coordenados.

No exemplo a seguir, formam um renque todos os termos subordinados a 'corpo celeste'.

corpo celeste
    asteróide
    cometa
    estrela
    meteorito
    nebulosa
    planeta
    pulsar
    quasar
    satélite

De um modo geral, os nomes próprios não integram os tesauros e são controlados em listas à parte. Por uma circunstância qualquer pode-se desejar incluí-los. Assim, 'Sol' estaria subordinado a 'estrela' . Mas os nomes próprios (nomes de objetos únicos, relativos a conceitos individuais), só devem ser incluídos quando podem ser citados em sua totalidade. Por exemplo, podem-se listar todos os planetas do sistema solar. No caso das estrelas, se algumas delas forem importantes, devem figurar numa lista à parte (lista de nomes autorizados), para se controlar a forma verbal.

A relação hierárquica pode ser representada por meio de gráficos que auxiliam a visualização das cadeias e renques.

Exercícios:

1: Exercícios sobre Meio ambiente

2: No glossário de Teatro, identifique as relações lógicas (ou hierárquicas).

 

 início    relações entre conceitos   índice alfabético   índice sistemático