ELABORAÇÃO DE TESAURO DOCUMENTÁRIO
RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS E TERMOS
A análise dos termos e, por conseguinte, dos conceitos constitui a base para se estabelecer as relações nos tesauros.
Um dos postulados do tesauro é que os conceitos de uma área de assunto se inter-relacionam formando um sistema. Não existe conceito isolado: ele está sempre relacionado com, pelo menos, um outro conceito.
A relação entre conceitos pode ser:
Por que esta classificação? Procuramos manter a classificação das relações entre conceitos em lógica e ontológica por acreditarmos que elas fornecem princípios mais sólidos para a sistematização dos conceitos. Tal classificação facilita, inclusive, o entendimento da realidade empírica que está sendo representada no sistema de conceitos, e auxilia a pensar corretamente.
Esta relação se dá no plano da língua. Aqui temos
Observação: As relações lógicas (de super-ordenação e de subordinação) e as relações partitivas (ontológicas) são consideradas por alguns autores relações hierárquicas. Não nos parece apropriado considerar hierárquica a relação partitiva porque, em alguns casos, as partes de um objeto têm cada um sua própria classe. Por exemplo, biela, pistão, eixo de manivela, como partes de um motor. Em outros casos, o objeto pode ser visto como parte e também como objeto independente. Por exemplo, a Terra é parte do Sistema solar, mas pode ser estudada independentemente do sistema, ou seja, a Terra tem características próprias (coloração, dimensão ...) não guardando hierarquia direta com o sistema solar. Em outros casos, o todo não se configura como maior, mais importante ou determinante da existência da parte. Por exemplo, o carro (o todo) necessita do motor (parte/componente) para funcionar.
Exercícios
Se você já domina as relações entre os conceitos e fez os exercícios sugeridos para cada uma delas, pode fazer os exercícios integrados Mecatrônica, Mudança cultural e Economiainício organização dos conceitos gráficos índice alfabético índice sistemático